Importância de um consultório limpo


Em toda atividade odontológica, tão importante quanto o aprimoramento técnico e científico do profissional, é a conscientização dos riscos de contaminação durante o atendimento odontológico.

É dever do dentista zelar pela biossegurança no seu consultório. Infelizmente, existem alguns que não priorizam a higiene e não seguem corretamente as normas de biossegurança. Os pacientes, portanto, devem ficar atentos ao entrar em um consultório odontológico. Devem verificar se o ambiente está limpo, se o dentista usa os equipamentos de proteção adequados, se a cadeira odontológica está descontaminada e se o material foi corretamente esterilizado.

Cabe a você, paciente esclarecido, questionar o dentista sobre seus hábitos de biossegurança e sobre a higiene no consultório. Ao notar um consultório sujo e sem biossegurança, não permita que o dentista realize procedimento. Protocole uma reclamação no Conselho Regional de Odontologia. Ao fazer isso, você estará contribuindo para a saúde dos demais pacientes.

Lembre-se: a aparência do consultório reflete o profissional que trabalha nele.